domingo, 30 de abril de 2017

Cearense descobre nova espécie de planta com flor e batiza com nome da ministra Carmén Lúcia














Participante do projeto Flora do Ceará, a bióloga, mestre e doutoranda em Botânica pela UFRPE Rayane Ribeiro pesquisou e descobriu a Phyllanthus, uma nova espécie de planta com flor no Brasil.

A pesquisa teve início em 2015 e foi concluída em um ano e seis meses, com a orientação da professora doutora Maria Iracema Bezerra Loiola, do Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal-Lasev/Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O nome da espécie é Phyllantus carmenluciae, uma homenagem a ministra do Superior Tribunal Federal (STF) Carmén Lúcia Antunes Rocha.

"É por ela ser exemplo de mulher, acadêmica e jurista, destacando-se por sua visão humana e progressita do direito voltado para questões para a promoção da equidade de direitos entre mulheres e homens, com cuidado com crianças e jovens do nosso país", diz a doutoranda.

O artigo publicado por Rayane Ribeiro evidencia que a espécie é bem distinta das demais de Phyllantus. "Já conheci a ministra, mas desejo entregar a aquarela emoldurada e o artigo para ela", deseja a pesquisadora.

A doutoranda ressalta ainda a importância que o herbário da UFC teve durante a pesquisa. "Ele é o maior herbário do Estado, e foi lá que consegui esta planta e também a possibilidade de descobertas de novas espécies", afirma.


Fonte: Nação Jurídica
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...